Sabia que o MEC aprovou o curso de direito EAD? Saiba mais!
16 Dez 2021
O curso de direito é um dos mais populares entre os pré-vestibulandos. No entanto, há um tempo, existe uma discussão sobre a regulamentação do direito ead, principalmente, entre especialistas da área.
Em julho de 2021, o MEC autorizou algumas das solicitações de implantação do direito ead, ou seja, o que falta para esse curso ser ofertado oficialmente é apenas a publicação de portarias para o aval final.
Quer saber os detalhes dessa decisão? É só acompanhar a leitura!
Discussão sobre curso de direito a distância
Segundo informações do site Leis e Negócios, do Portal IG, o Brasil é o país com mais cursos superiores de direito, possuindo 1.240. O número de advogados também é bem alto, chegando a 800 mil e, segundo a matéria, se todos os bacharéis no curso passassem na prova da OAB o país teria, em média, 3 milhões de advogados.
O curso é ofertado no país desde 1827, sendo o segundo implantado no Brasil. E, atualmente, a discussão que se formou entre os profissionais do ramo é sobre a oferta do curso de direito ead.
Um dos pontos contrários à discussão é a desaprovação que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) possui em relação ao curso na modalidade ead. Isso porque consideram que existem muitos profissionais formados com baixa qualidade e, por isso, não conseguem passar em concursos públicos, tampouco no exame da ordem.
Diante desse fato, eles acreditam que a oferta de cursos de direito ead, mesmo ampliando a oferta de ensino, vai ignorar o padrão mínimo de qualidade, formando mais profissionais bacharéis que não podem atuar.
Mesmo a OAB sendo contrária, a implementação deste tipo de modalidade, para o curso de direito, está cada vez mais próxima, com a conclusão das avaliações de proposta das faculdades nas últimas semanas.
Esses processos ficaram travados durante anos, no sistema de liberação de cursos, por conta da resistência apresentada pela OAB e desde julho, pelo menos 11 instituições de ensino superior, que enviaram as solicitações nos últimos 4 anos, divulgaram que seus projetos foram analisados pelo Inep.
A Estácio foi uma das instituições que tiveram seus projetos analisados e aprovados. Veja, a seguir, o que já sabemos sobre o curso de direito ead que será oferecido.
Curso de direito Ead na Estácio
O MEC também aprovou o curso de direito ead da Estácio Barreiros, localizada em São José. O projeto é do núcleo de educação a distância da Estácio Santa Catarina, no entanto, irá atender os núcleos da Estácio em todo o Brasil.
O próximo passo para a oferta do curso é o MEC publicar a portaria no Diário Oficial da União (DOU). O projeto que a Estácio apresentou, do curso de direito ead, foi avaliado pela comissão do MEC, em julho, e recebeu a nota 4,42 na escala que tem 5,00 como nota máxima.
Em Santa Catarina, é o primeiro curso de direito ead aprovado e a Associação Brasileira Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) estima que, no ano de 2022, o número de estudantes universitários em modalidades 100% online no Brasil será maior do que no ensino presencial.
E aí, gostou de saber mais sobre as resoluções sobre o curso de direito ead? Então, leia também “Carreiras do Direito: confira 7 alternativas de carreiras de atuação”.
Fonte: https://blog.estacio.br/esta-na-midia/mec-aprovou-direito-ead/